A Clínica de Ortopedia e Fisioterapia Vitalis, em Indaiatuba, foi concebida como um espaço onde as pessoas se sintam bem logo ao entrar. Somos especializados em atender de forma única, individualizada e completa todas as dores que afligem o ser humano.
Nossos médicos ortopedistas são especialistas em Coluna, Ombro e Joelhos, com sólida formação e experiência. Para os casos especialmente necessários nossos especialistas realizam cirurgias de coluna, ombros e joelhos com técnicas tradicionais e minimamente invasivas, lançando mão de métodos comprovadamente eficientes e de avançada tecnologia utilizados nos mais importantes centros médicos do mundo. Por isso, hoje a Ortopedia em Indaiatuba tem um novo centro especializado.
Também somos especialistas em Medicina do Esporte cuidando dos atletas integralmente de forma a tornar a prática esportiva mais segura, prazerosa e eficaz, prevenindo e tratando lesões com um olhar único para cada atleta e cada modalidade esportiva.
Nossos fisioterapeutas são especialistas em reabilitação ortopédica, esportiva e pós-operatória. Seu tratamento é individualizado, atendendo um paciente por vez, podendo ser inclusive realizado a domicílio. Utilizam técnicas modernas e eficazes: além da fisioterapia tradicional, usam terapias manuais, crochetagem, Maitland, Mulligan, bandagens funcionais, estabilização segmentar, RPG (Reeducação Postural Global) e mobilizações neurais, um arsenal completo para um tratamento exclusivo.
Ortopedia
Ortopedia é uma especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos elementos relacionados ao aparelho locomotor. Dentro dele vamos encontrar os ossos, os músculos, os ligamentos, as articulações. Traumatologia é outra especialidade médica, e a mesma lida com os traumas do aparelho músculo-esquelético.
No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia". Dentro da odontologia, existe também uma especialidade intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Esta cuida do complexo bucomaxilofacial propriamente dito.
Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.
Algo de História
A ortopedia se disseminou como um ramo da medicina na época romana, onde se desenvolveram os primeiros métodos cirúrgicos de se consertar fraturas. Um estudo pioneiro efetuado sobre esqueletos romanos antigos mostrou que muitos dos habitantes das classes mais pobres da antiga cidade, estavam crivados de artrite, e pelas condições de extremo risco dos trabalhos daquela época, tiveram ossos quebrados e geralmente morreram antes dos 30 anos de idade. Também revelou que com fraturas e rupturas tão frequentes, os romanos foram peritos desenvolvendo as primeiras soluções eficazes para tratá-las. Mesmo assim, os tratamentos não eram bastante eficazes.
Fisioterapia
Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Dentro da Fisioterapia, a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.